Comunicação na Empresa

Cada dia que passa, é fundamental implantar ações e campanhas de endomarketing e comunicação com empregados para engajar, motivar e retê-los. Eles são os principais embaixadores de uma empresa ou instituição e tem papel ímpar para a realização de metas, objetivos, missão e visão organizacionais.  A divulgação de informações claras, objetivas, com valor e propósito para deixarem bem informados os colaboradores, além de fazer com que se sintam próximos e valorizados pelas organizações, faz a diferença em um mundo onde tudo acontece de forma rápida, sem emoção e onde as pessoas tem cada vez menos tempo para se relacionarem verdadeiramente com as outras, dando atenção e agindo com empatia.
Seja sua empresa de pequeno, médio ou grande porte, ONG ou uma startup, essas dicas vão ser muito úteis para uma mudança ou otimização da sua comunicação com empregados.

1 - VALORIZE SEUS FUNCIONÁRIOS

Dê valor ao principal público da sua organização: os colaboradores. Procure surpreendê-los com ações internas como o reconhecimento dos melhores funcionários do mês, concurso cultural para que eles contribuam com novas ideias e sugestões para melhorias de processos e os recompense. Há muitos tipos de ações que podem ser feitas, tudo depende da cultura organizacional da sua empresa e dos recursos destinados para o setor de Comunicação Interna. Se você não tem um, é bom já começar a pensar em ter, pois essa área é uma das mais importantes dentro de uma organização, que pode fazer com que a empresa tenha mais lucros e alcance os objetivos almejados.

2 - SEJA TRANSPARENTE

Sempre que houver um novo lançamento de um produto ou serviço, um dado ou informação muito importante e que mude os rumos de sua empresa, é necessário que a organização comunique primeiramente os colaboradores. Isso demonstra comprometimento e valorização, pois os funcionários passam a maior parte do dia trabalhando e precisam entender como essas mudanças podem afetar o seu dia a dia. Mostre aos empregados que eles são importantes e aja assim!

3 - INFORME COM QUALIDADE

Na Comunicação Interna é muito importante informar os colaboradores assuntos externos que impactam a organização, políticas de RH, novas decisões, suas diretrizes, políticas, ações, novidades, dicas de saúde e lazer, divulgar campanhas de endomarketing (Não esqueça de criar espaços de diálogo onde os funcionários possam deixar sua opinião sobre diversos temas), mas acima de tudo, essas informações devem chegar primeiramente pelos líderes e gestores de equipe. Eles devem estar preparados para serem bons comunicadores e porta-vozes, ou sua empresa pode realizar treinamentos para que eles aprimorem a comunicação e repassem da melhor forma todas as informações importantes da organização, que depois estarão disponíveis nos veículos internos. Por meio de reuniões diárias ou semanais, os líderes podem criar um vínculo maior com cada colaborador, e assim ser fonte de informações e estar apto a receber e responder dúvidas que os empregados tenham e que por meios dos canais de comunicação interna, ficam receosos e não há espaço para tirarem suas dúvidas sobre o que foi divulgado.

4 - TENHA POUCOS E BONS CANAIS DE COMUNICAÇÃO INTERNA

Não importa se sua empresa tem 9 veículos de comunicação e não se comunica bem com os funcionários. O importante é ter veículos que sejam adequados a sua organização, que sejam bem projetados e desenhados de acordo com a cultura interna, que façam sentido e que também seja um espaço para que o colaborador possa falar com a empresa. Além disso, é preciso que sejam atualizados constantemente com informações e campanhas, que tenham periodicidade definida, sejam a cara da organização e possuam um bom design.

5 - REALIZE PESQUISAS SEMPRE

Para toda comunicação excelente, é necessário conhecer com qual público você vai direcionar a mensagem e suas necessidades e expectativas. Isso não é diferente para a comunicação com os empregados. Realize pesquisas de clima anualmente e pesquisas sobre a efetividade da comunicação com os funcionários da sua empresa. Assim, ficará mais fácil saber o que agrada e não agrada o seu público e melhorar os pontos fracos da comunicação, dos canais, da comunicação de liderança, as campanhas que mais fizeram sucesso e quais informações foram melhor retidas por parte dos empregados.

6 - FAÇA COM QUE OS SETORES DA ORGANIZAÇÃO SEJAM PARCEIROS E NÃO RIVAIS

É de grande importância, que os setores e os colaboradores se deem bem entre si. Para isso, a área de CI de sua empresa não pode ser isolada e trabalhar sozinha para estabelecer uma comunicação com empregados que seja efetiva. Busque parceiros e faça com que os setores de RH, Marketing, Produção, Comercial e outros trabalhem em conjunto e participem da área de Comunicação Interna, divulgando informações. Isso poderá melhorar e muito o relacionamento entre eles e eles até irão conhecer diferentes pessoas com quem geralmente esses funcionários não tem contato direto.

7 - DEFINA UM ORÇAMENTO PARA A ÁREA

Como todo setor de uma empresa gera custos, é necessário que a área de CI tenha uma verba específica para poder realizar com maestria todas as ações e campanhas necessárias para engajamento e motivação de todos os colaboradores. Geralmente, os profissionais trabalham com um orçamento baixo e chegam a fazer “milagres” com realizações criativas, simples e que acabam impactando a todos. Tudo começa com os donos de empresa que devem perceber essa área como estratégica e que gera resultados positivos para o negócio e assim acabar destinando mais recursos financeiros para o setor.
Site: ideiasdeendomarketing.com.br 

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