O que é hipnose

A hipnose é tão antiga quanto a própria história do homem. Há provas de que os egípcios, os romanos e os astecas já utilizavam a técnica no tratamento de doentes. Para os ocidentais, a hipnose moderna começou com o médico alemão Franz Anton Mesmer, no século 18. Mas as maiores descobertas aconteceram na segunda metade do século 19, graças aos trabalhos de clínicos como Charcot, Liebeault e Bernheim. A hipnose foi o ponto de partida de Freud e dos primeiros psicanalistas. No início do século 20, o psiquiatra americano Milton Erickson revolucionou a hipnose ao considerá-la um evento naturalmente presente em nosso cotidiano.
A hipnose é um estado alterado de consciência que nos possibilita tornarmo-nos mais conscientes, tanto de nós mesmos como de tudo aquilo que nos rodeia. A hipnoterapia ou hipnose clínica utiliza a hipnose como a ferramenta de eleição ao nível terapêutico e em contexto clínico.
Para a Psicóloga Clystine Abram, é um estado de concentração focalizada que permite acessar as estruturas cognitivas, os pensamentos e as crenças, identificando os sentimentos que estão relacionados a essa forma de processar os estímulos percebidos. Adequando o processamento das percepções e absorvendo o que é sugestionado.
A nossa mente inconsciente é uma espécie de reservatório onde temos alojado as nossas convicções, hábitos e comportamentos. A hipnose possibilita, de uma forma natural e segura, acessar a esse manancial de informação, com vista a libertarmo-nos de velhos padrões de crenças e atitudes, muitas vezes limitadoras, reprogramando o indivíduo para uma maior valorização pessoal, bem-estar e realização.
Para Milton Erickson no estado de transe hipnótico os pacientes compreendem de maneira diferente, mais intuitiva. Podem ser trabalhados os sonhos, símbolos e outras manifestações inconscientes, já que no transe entramos em contato com a mente inconsciente que é intuitiva e emocional, rebaixando a mente consciente lógica, preconceituosa, racional e limitada.
A hipnose clínica tem inúmeras aplicações e pode ser utilizada para resolver vários problemas como: ansiedade, insônias, fobias, medos, auto-estima, vícios, dependências e depressões. Também é muito eficaz no tratamento dos problemas de obesidade e controlo de peso. Nos EUA as celebridades como Lily Allen estão aderindo a hipnose para o controle do peso.

Michele Valeska Méndez
Psicóloga CRP 12/2450

Comentários

Postagens mais visitadas